quarta-feira, 3 de março de 2010

Vá pentear macaco!

Você já deve ter ouvido ou já disse alguma vez na vida essa máxima popular , mas já parou pra pensar que diabos ela quer dizer ? e qual a sua origem? se você já sabe parabéns, mas pra você que porventura deseja ampliar seu quadro de conhecimento sobre coisas desnecessárias, andei pesquizando o assunto e aí vão algumas informações:

 A expressão é dirigida a alguém que está incomodando, essa expressão, cujo significado pode ser resumido como "vá chatear outra pessoa", teve sua origem no provérbio português "mal grado haja a quem asno penteia", registrado pela primeira vez em 1651, em Portugal. Nessa época, pentear ou escovar animais de carga, como burros e jumentos, não era uma tarefa bem vista, já que esse tipo de animal não precisava estar lustroso nem penteado para executar sua tarefa.
"Vá pentear macacos" é uma adaptação brasileira desse provérbio de Portugal. Como os portugueses, até a metade do século 17, desconheciam o termo macaco e usavam a palavra bugio para se referir a esse animal, criaram lá a expressão "vá bugiar", que tem significado semelhante ao nosso "vá pentear macacos" e é usada até hoje em Portugal e em algumas localidades do Brasil.
 

2 comentários:

Lucas disse...

Uiá sou descendente de portugues, moro com portugueses e nao sabiaaaa

Dualys F.Souza disse...

kkkkkkkkkk muito 10! Vou copiar!! kkkkkkkkk
Interssante!