quarta-feira, 10 de março de 2010

"O menino é pai do homem"

Butucando por aí achei essa foto, muito hilária por sinal, lembrei da frase do poeta Inglês Wordsworth:" O menino é pai do homem" frase que serviu de título para um dos capítulos de Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis. 
Vale mesmo lembrar o peso que a infancia tem em nossas vidas, onde nossa personalidade, e nosso caráter são de alguma forma moldados . 
Na infancia são  arraigados os exemplos , os ensinamentos, e de alguma maneira nossa essência é resquício daquele garoto correndo pelo quintal, daquela menina brincando de boneca, ou infelizmente  daquela criança maltratada e ridicularizada. 
Até o fim da vida somos  agradecidos pela infancia maravilhosa ou guerreamos contra esses arcaicos fantasmas perturbadores, somos filhos daquelas crianças e precisamos crescer mais ainda, fazer com que  nossas experiencias sejam fertilizantes do que há de melhor em nós, e assim transmitir nosso melhor aos nossos filhos, e aos filhos de nosso filhos, esses sim são valores incorruptíveis como já dizia Shakespeare: "Contra foice do tempo é vão combate salvo a prole que o enfrenta se te abate".

6 comentários:

Bruno disse...

Bão texto!

Unknown disse...

Interessante viu! seria bom se todos tivessem conciencia disso

Dualys F.Souza disse...

Muito bom! Fico boquiaberto com tamanha sabedoria,suas citações, torna seu texto mais enriquecido!!! Parabens! Ótimo texto!

Hamires Cristine disse...

Primeiro: medo da foto!

já isto sobre o menino ser pai do homem, sabe, isto é muito real. Este é meu único dilema quanto a ter filhos. Imagine! A personalidade de alguém nas suas mãos, sempre pronta para escapar-lhe pelos dedos - pois o mundo está aí, é absolutamente caótico, não é modo de controlar isto infalivelmente.

Hamires Cristine disse...

Correção: Não há* modo.

disse...

Realmente Hamires, não há modo de controlar!